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ACE Stoßdämpfer GmbH

ACE Stoßdämpfer GmbH

  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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28.10.2021 03:10

Vibrações amortecedoras, máquinas de apoio: Isoladores de borracha de metal para medições precisas no meio académico e na indústria

ACE Stoßdämpfer GmbH tem apoiado jovens académicos há anos. Este foi também o caso de uma tese de mestrado, na qual os graduados da Universidade de Ciências Aplicadas de Aalen decidiram utilizar isoladores de borracha e metal da ACE com o objetivo de eliminar vibrações perturbadoras em um laboratório de testes. Agora, a faculdade de engenharia mecânica e tecnologia de materiais da Aalen colocou a bancada de teste à disposição de um conhecido fornecedor automotivo para séries de teste de estudantes que trabalham.

Três anos após o comissionamento, o banco de testes ainda está funcionando perfeitamente. Ele está sendo usado atualmente para testar diferentes materiais para rodas dentadas como parte de uma tese de doutorado: "Nos últimos anos, o banco de testes nos forneceu muitos insights valiosos na avaliação de materiais e processos para rodas dentadas sinterizadas em motores de alto desempenho, também devido ao perfeito isolamento contra vibrações. No entanto, tornou-se evidente que os motores do banco de ensaios são simplesmente demasiado altos para uma operação de ensino paralela. Como a mobilidade do banco de ensaio é um fator importante no conceito, decidimos terceirizá-lo para um trabalho de pesquisa adicional", explica o professor Dr. Tillmann Körner da Faculdade de Engenharia Mecânica e de Materiais da Universidade de Aalen. A instalação móvel encontrou assim uma nova casa com um fabricante europeu líder no campo da produção em série de componentes de alumínio sinterizado de alta resistência. Esta cooperação é perfeita porque os estudantes podem incorporar directamente o seu exigente trabalho académico em projectos práticos, permitindo que o especialista automóvel prossiga os seus esforços para reduzir as emissões de CO2 com as mais recentes descobertas científicas através de reduções de peso adicionais.

No desenvolvimento do posto de ensaio móvel para engrenagens sinterizadas, a universidade foi apoiada pela ACE Stoßdämpfer GmbH de Langenfeld. No início do projeto, os alunos do professor Körner tinham confiado em molas de aço para manter a construção de 2,5 t. No entanto, logo se tornou evidente que as vibrações provocadas pelos motores eram tão fortes que a eletrônica de medição sensível era incapaz de fornecer dados utilizáveis.

Obanco de ensaio da Universidade de Aalen foi desacoplado com sucesso das vibrações

O banco de ensaio é construído sobre uma placa com fendas e sobre placas adaptadoras para motores e redutores com fendas para a fixação. Assim, as distâncias, bem como a disposição dos componentes são variáveis. Apenas as tampas dos rolamentos dos dois redutores têm que ser adaptadas para testar diferentes engrenagens com diferentes distâncias centrais. O banco de ensaio com as dimensões 1500 x 3000 x 1700 mm é composto por dois motores e as duas caixas de engrenagens. Um motor define a velocidade, o outro serve como carga ou gerador.

O redutor II contém as engrenagens sinterizadas a serem testadas e o redutor I contém a engrenagem traseira. A placa ranhurada é ligada à base da mesa em cinco pontos. O armário de comando é fixado à base da mesa por meio de perfis de alumínio. Devido ao peso da construção geral, os técnicos da ACE recomendaram isoladores de borracha e metal do tipo SFM-52012-75 para proteger a electrónica sensível das vibrações. Desenhados em três tamanhos diferentes, estes pés de máquina são adequados para faixas de carga de 20 a 1.000 kg. Para uma solução com tolerância de segurança adicional, os alunos utilizaram um total de cinco destes modernos elementos da máquina para desacoplar as vibrações. Os isoladores versáteis, robustos e sem manutenção, de borracha para metal, podem ser instalados imediatamente e são caracterizados pela sua alta resistência à ruptura. Eles são feitos de metal galvanizado, sendo o neoprene utilizado como material amortecedor no seu interior. Na sua concepção, foi tido o cuidado de garantir que a sua rigidez longitudinal seja duas vezes e meia superior à sua rigidez vertical e que a sua rigidez transversal seja 75% da sua rigidez vertical. Estas características sublinham a robustez e variabilidade dos isoladores da ACE. Os componentes do tipo SFM também têm uma frequência natural de apenas 8 Hz sob carga máxima. Na prática, demonstraram não só suportar as cargas, mas também isolar mais de 80% das vibrações com o número nominal de motores.

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