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ACE Stoßdämpfer GmbH

ACE Stoßdämpfer GmbH

  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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22.12.2023 01:12

Amortecedores de segurança

Especialistas em paragens de emergência celebram estreias no cinema e na televisão

Filmagens cada vez mais rápidas, imagens com uma resolução cada vez mais elevada: com o progresso da tecnologia cinematográfica digital nos estúdios das empresas de produção e de radiodifusão, os requisitos de qualidade e segurança do equipamento estão a aumentar. Um dos líderes de mercado de gruas, carrinhos e sistemas de rastreio não corre riscos e confia nos amortecedores hidráulicos de segurança como parte da sua tecnologia de travagem.

'Solid support on every set' é a promessa de qualidade da Egripment, uma empresa que opera a nível mundial, especializada no equipamento técnico de equipas de cinema e televisão e nos serviços correspondentes. Os especialistas em tecnologia de estúdio dos Países Baixos sustentam a mistura de alta tecnologia e serviços pós-venda com uma garantia vitalícia para os seus carrinhos e gruas. Por conseguinte, não é surpreendente que as soluções da Egripment possam ser encontradas em muitos espectáculos e eventos, tanto em cenários interiores como exteriores. Por exemplo, a empresa fornece carris para construções no solo e suspensas e os respectivos carrinhos telecomandados, que são partes essenciais do programa para produções cinematográficas e televisivas em espectáculos ou concertos ao ar livre, em salas e estúdios e também para eventos desportivos, incluindo os Jogos Olímpicos.

Velozes e Furiosos

Para além da qualidade e do apoio, a Egripment oferece uma outra grande vantagem: um know-how de engenharia que se baseia em mais de 40 anos de trabalho prático na indústria. Resulta de contactos diários com operadores de câmara, equipas, operadores e técnicos que trabalham a um

nível profissional cada vez mais elevado. Em conjunto com a sua experiência no terreno, a Egripment presta muita atenção ao design e à inovação. Juntamente com a consulta contínua, a empresa garante que os produtos se adaptam às necessidades de todos os mercados cinematográficos. O resultado é o desenvolvimento de uma série sofisticada de gruas Egripment, carrinhos, cabeças de câmara remotas e diferentes sistemas de seguimento.

Rick Velthof, diretor de vendas global da Egripment, explica: "Para além da elevada qualidade, os nossos clientes esperam um elevado nível de fiabilidade das nossas soluções, que documentamos, por exemplo, com garantias vitalícias." Ele ilustra os requisitos impostos às construções da Egripment com esta comparação: "Embora ainda fosse possível terminar as filmagens com paragens controladas eletronicamente e fixar o carrinho de câmara telecomandado no sistema de calhas nas posições finais utilizando amortecedores de borracha, há pouco tempo, as velocidades actuais nos estúdios ou nas transmissões desportivas são demasiado elevadas para este tipo de elemento de segurança. Outro caso em questão é a resolução que pode ser alcançada, que já é de 8K" Características técnicas elevadas como estas exigem que a atual tecnologia de estúdio e de gravação seja calibrada com grande precisão antes de ser utilizada e que mantenha o mesmo nível elevado de qualidade de dados durante toda a produção. Rick Velthof: "Nestas condições, quase nenhuma produção se pode dar ao luxo de perder muito tempo a recalibrar uma câmara e um dolly que embateram nos amortecedores de borracha devido a uma operação incorrecta ou a uma falha súbita de energia e que depois voltaram a embater. Para que este duo volte a estar em sintonia com o resto do equipamento, como os monitores de controlo e o sistema de iluminação, pode durar até três dias em casos individuais."

Estes tempos de inatividade inaceitáveis na área visual são um aspeto para mais exigências de segurança, a parte audível da tecnologia cinematográfica é outro, uma vez que os movimentos de travagem de muitos servomotores e especialmente dos amortecedores de borracha são tudo menos silenciosos e podem perturbar os engenheiros de som durante o seu trabalho. A maior preocupação, no entanto, é evitar danos ainda mais dispendiosos se o dolly e a câmara forem seriamente danificados num acidente no final da pista. "O nosso Generic Track System é um sistema de câmara com controlo remoto que pesa até 80 kg e que se desloca numa largura de 40 cm a uma velocidade máxima de 3 m/s ao longo de um comprimento máximo de 50 m, possibilitando também a realização de curvas. Se houver um acidente real no final desse percurso, só os danos na câmara podem ascender a mais de 100.000 euros", relata Rick Velthof. Para evitar este tipo de acidente nas filmagens, a equipa da Egripment analisou atentamente o mercado de produtos de segurança no domínio da tecnologia linear e tomou conhecimento da ACE Stoßdämpfer GmbH de Langenfeld, na Alemanha, especialista em tecnologia de amortecimento industrial. Por um lado, a atenção da Egripment foi despertada pela presença online e pela vasta gama de soluções de controlo de movimento em www.acecontrols.co.uk, bem como no site www.ace-ace.nl/ em neerlandês. Por outro lado, também se deve à presença pessoal da equipa de vendas da ACE nos Países Baixos.


Last Man Standing

Como um desenvolvedor e fornecedor global de amortecedores industriais, a ACE Controls Inc., fundada há 60 anos perto de Detroit, Michigan, EUA, não é apenas o inventor de amortecedores ajustáveis e ainda o atual líder em tecnologia, mas também uma empresa que faz parte do Grupo Stabilus desde 2016. A ACE Stoßdämpfer GmbH, a filial alemã para a Europa, cobre o mercado com distribuidores e também com uma equipa de engenheiros de vendas. Neste caso específico, tal como em muitas outras aplicações anteriores, Ralf Küppers e Han Titulaer, como representantes da ACE nos países BeNeLux, foram literalmente os mais próximos. Rick Velthof da Egripment: "Para além da boa impressão que já tínhamos, a julgar pela homepage holandesa da ACE, Ralf Küppers foi rápido a reagir e esteve disposto a visitar-nos num curto espaço de tempo, tendo assim acompanhado a construção no local e oferecendo-nos uma solução de amortecimento hidráulico perfeitamente adequada."

Em Nederhorst den Berg, na Holanda do Norte, que fica nas imediações de Hilversum, conhecida internacionalmente pela sua estação de televisão e rádio, Ralf Küppers, graças aos técnicos da Egripment, familiarizou-se com os seus vários sistemas de lagartas e carrinhos, bem como com os dados-chave mencionados em termos de peso, velocidade e percurso a percorrer nos sistemas de lagartas. "Como fã de desporto que já tinha visto câmaras modernas controladas à distância a serem utilizadas, por exemplo, em competições de natação, dirigi-me a Egripment com uma ideia aproximada do desempenho da tecnologia linear e do correspondente desempenho de desaceleração necessário. Mas, na prática, em muitas estações de televisão, por exemplo, durante programas de jogos ou transmissões em direto com várias pessoas em movimento rápido ou durante concertos, os carrinhos atingem velocidades superiores a 50 km/h. Isto fez-me perceber que, neste caso, tudo tinha de ser suave e silencioso no caso de uma paragem de emergência - e também muito rápido." Assim, utilizou o software de conceção da ACE, www.acecontrols.co.uk/uk/sizing/safety-products/online-calculation.html, introduziu os dados-chave relativos à massa, velocidade e distância e propôs a instalação experimental de dois amortecedores de segurança SCS33-25EU, cada um no final da construção da via erguida anteriormente para efeitos de teste. Estes elementos de máquinas hidráulicas, concebidos exclusivamente para tarefas de paragem de emergência com uma vida útil de até 1.000 ciclos de carga total, prestam os seus serviços de forma fiável em milhares de aplicações industriais, literalmente como o último homem a proteger as construções lineares. Servem também como uma espécie de airbag mecânico para componentes sensíveis, tais como trenós e as peças de construção neles fixadas, quando são acelerados numa pista e, no pior dos casos, precisam de ser desacelerados para 0 km/h imediatamente e sem efeito de ricochete, uma vez atingida a posição final. Com estes prémios, Ralf Küppers sentiu-se confiante de que as forças de segurança da sua empresa, que já tinham provado as suas qualidades em inúmeras emergências e que não são estranhas a pórticos e sistemas de transporte, centros de processamento ou máquinas de montagem em todo o mundo, também se manteriam firmes na sua estreia na indústria cinematográfica e televisiva.


Silent Movie

Graças ao seu design compacto com um tamanho de M33x1,5 e rosca contínua, os elementos de segurança, cada um pesando 0,5 kg, podem ser rapidamente integrados na construção e, com os seus corpos exteriores de aço endurecido escuro, ficam bem no ambiente de cor antracite dos dispositivos de set de filmagem. "Para aumentar a flexibilidade e adaptar ainda melhor esta solução de paragem de emergência às condições específicas do cliente no local, os amortecedores SCS33-25EU são montados em mangas de fixação universalmente ajustáveis na Egripment. Desta forma, eles cumprem a função de parar suavemente os carrinhos no final do percurso e também reduzem ao mínimo os danos e as vibrações. A particularidade das buchas de fixação universalmente ajustáveis é que podem ser facilmente instaladas paragens intermédias quando se determina o percurso da via e, em princípio, podem ser asseguradas vias infinitamente longas", relata Ralf Küppers sobre o futuro da cooperação. Com um curso de 23,2 mm, os amortecedores de segurança auto-ajustáveis funcionam com uma absorção de energia regular de até 310 Nm por curso em caso de colisão de um carrinho. Isto significa que, com os valores especificados de uma massa máxima de 80 kg e uma velocidade de deslocação de 3 m/s em caso de paragem de emergência, consomem 100 por cento da energia sem efeitos de ricochete e emitem o calor resultante para o ambiente através do corpo exterior de aço. Sendo mais actualizados para os requisitos da moderna tecnologia cinematográfica no cenário, graças às principais vantagens descritas para as paragens de emergência, os amortecedores hidráulicos oferecem outra vantagem em relação aos amortecedores de borracha anteriormente utilizados: Também exercem menos forças de apoio nas vias aquando do impacto, ou seja, quando as massas aceleradas atingem o componente. Após a instalação da solução da ACE, deixou de se verificar em Egripment uma curvatura da construção da via durante o processo de travagem. A equipa de Rick Velthof tem recebido boas reacções dos clientes sobre o aumento da segurança e as possibilidades de utilização adicionais da tecnologia de amortecimento hidráulico. Não só mostra os seus pontos fortes com o movimento total da câmara e velocidades máximas de 0,5 m/s, como também convence no outro extremo da gama de velocidades, na medida em que os amortecedores de segurança podem ser empurrados através do seu curso a um mínimo de 0,02 m/s em velocidade de arrastamento. Nestas condições, o amortecedor oferece uma resistência mínima ao contacto com as massas e não existe qualquer efeito de travagem, pelo que a equipa no cenário pode mover o dolly operado à distância contra os amortecedores quase em câmara lenta, terminando o movimento da câmara de forma ultra-suave e muito silenciosa. Com a atual tecnologia frequentemente automatizada e o elevado nível de sensibilidade ao ruído no estúdio, esta é uma vantagem adicional em comparação com os amortecedores da geração anterior.





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