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ACE Stoßdämpfer GmbH

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  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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15.11.2023 01:11

Em novos caminhos com os amortecedores estruturais TUBUS da ACE: a inovação em cadeiras de rodas de eixo único da Hoss Mobility

O design das cadeiras de rodas pode ainda ser melhorado. É o que demonstra a Hoss Mobility de eixo único, que foi desenvolvida com base numa Segway. A cadeira de rodas eléctrica da empresa austríaca com o mesmo nome é manobrável e todo-o-terreno. A equipa liderada pelo fundador e engenheiro eletrotécnico Lukas Rigler instalou amortecedores estruturais da ACE para garantir o conforto das pessoas com mobilidade reduzida em qualquer superfície.

A utilização de Segways como base para as cadeiras de rodas do futuro parece, à partida, paradoxal. Afinal de contas, mesmo as pessoas sem deficiência recebem instruções quando utilizam o veículo recreativo pela primeira vez, de modo a evitar quedas ou acidentes. A questão da segurança é ainda mais importante para as pessoas que utilizam cadeiras de rodas para se deslocarem e que pretendem sair dos circuitos habituais. A inovação da equipa de Lukas Rigler, que teve a ideia da cadeira de rodas mais por acaso, destina-se especificamente a estas pessoas: "Quando me desfiz da minha Segway privada, fiquei surpreendido ao descobrir que o comprador era um utilizador de cadeira de rodas. Ele queria transformá-lo num novo tipo de cadeira de rodas. Só então me apercebi da mais-valia da tecnologia de eixo único." No sector das cadeiras de rodas, o manuseamento e o funcionamento intuitivo de um Segway são de facto revolucionários, e não apenas para designers como Lukas Rigler. O design, que aperfeiçoou em conjunto com o técnico de condução Dominik Lorenz e que já foi entregue mais de 200 vezes, torna possível, pela primeira vez, virar no local sentado numa cadeira de rodas, conduzir em subidas e descidas e até atravessar com segurança terrenos com neve - tudo isto com dimensões compactas. As rodas maiores, em comparação com as pequenas rodas dos modelos disponíveis no mercado, também se revelam uma vantagem. Este facto tornou-se evidente quando ajudou o comprador do seu antigo Segway a realizar a conversão e a desenvolver o protótipo do Hoss Mobility. Para explorar todo o potencial do Segway auto-equilibrante, o designer criou uma cadeira de rodas de raiz.


Velocidades e amortecimento adequado como desafios

A caraterística especial da sua cadeira de rodas, baptizada "Hoss", e a chave para o seu manuseamento intuitivo é a capacidade do veículo de eixo único se estabilizar dinamicamente. Para explicar este facto, Lukas Rigler faz uma comparação com o meio de locomoção intuitivo mais familiar, o nosso corpo: "Se uma pessoa se inclinar para a frente sem mexer as pernas, cairia sobre o nariz. Para evitar uma queda, o cérebro diz-nos para movermos uma perna para a frente nesse momento. Assim, se nos inclinarmos para a frente, é inevitável que nos movamos para a frente, um passo de cada vez. O nosso hoss faz o mesmo, mas com rodas em vez de pernas. Processadores potentes e motores eléctricos assumem a função do cérebro e dos músculos do nosso veículo. Estes têm a tarefa de analisar constantemente o comportamento de condução, com um sistema de apoio mecânico independente que estabiliza a cadeira de rodas com rodas à frente e atrás, se necessário. Um mecanismo de dobragem estende-se imediatamente em caso de falha do sistema e imobiliza a Hoss. Enquanto uma cadeira de rodas eléctrica convencional pode normalmente ser propulsionada a cerca de 6 km/h, a Hoss Mobility pode atingir velocidades de 15 km/h. De acordo com o especialista em condução Dominik Lorenz, as pessoas com mobilidade reduzida querem ser restringidas o menos possível quando se trata de prazer de condução.

Um dos desafios que a equipa enfrentou foi a velocidade comparativamente elevada que uma Hoss Mobility pode atingir em terreno plano. A longo prazo, isto coloca muita pressão sobre a anatomia do condutor, especialmente em terrenos acidentados. Lukas Rigler também se deparou com esta tarefa relacionada com o design por acaso durante o desenvolvimento para a produção em série e observa: "Curiosamente, durante a pesquisa, por exemplo, em stands de feiras, quase ninguém numa cadeira de rodas levantou a questão de um melhor amortecimento comigo. A impressão era mais de que as cadeiras de rodas são como são e que temos de nos habituar a elas. Foi só quando um potencial cliente veio visitar-me que me apercebi do amortecimento. O cavalheiro tinha uma cadeira de rodas manual que parecia ter sido mexida por Angus MacGyver, e uma modificação importante que o próprio utilizador tinha construído era o amortecimento."Enquanto Lukas Rigler tinha pensado em suspensões independentes, amortecedores e molas a gás, o homem deu-lhe a ideia de transformar o assento como um todo numa zona de amortecimento e conforto. Para ultrapassar este desafio, iniciou uma pesquisa na Internet.


Amortecimento de estado sólido sob a forma do TUBUS da ACE como solução

Os seus olhos caíram rapidamente na ACE Stoßdämpfer GmbH. A vasta gama de produtos e o website bem estruturado www.ace-ace.de foram convincentes. Além disso, a existência de uma estrutura de vendas própria na Áustria facilitou ainda mais o primeiro contacto. A colaboração no local revelou-se tão simples como orientada para os objectivos. Embora o engenheiro de projeto tivesse pensado numa solução prática com componentes hidráulicos, Hans-Jürgen Greindl, o engenheiro de vendas responsável da ACE Stoßdämpfer GmbH, surpreendeu-o com a sua própria investigação e uma proposta alternativa muito mais económica. "O meu contacto na ACE sugeriu amortecedores de estado sólido como uma escolha inteligente para amortecer o assento. Os amortecedores estruturais da ACE que ele tinha em mente são menos sensíveis à sujidade, não têm guias ou outras partes sensíveis e são, por isso, praticamente indestrutíveis. Depois de alguns testes de estrada, fiquei convencido", recorda Lukas Rigler. Para os especialistas da ACE, não havia dúvidas de que os TUBUS, que se chamam TUBUS devido à sua forma tubular, cumpririam a sua função, e não apenas devido ao design. Os engenheiros de Langenfeld, na Renânia, também puderam contar com a experiência de outra aplicação. O TUBUS já foi utilizado para otimizar com sucesso as características de condução de scooters eléctricas para pilotos de diferentes pesos. Nestas soluções personalizadas, os engenheiros de projeto da ACE utilizaram diferentes amortecedores estruturais para diferentes classes de peso.
www.ace-ace.de/de/news/angepasste-daempfung-fuer-hochwertige-e-roller?filter=1:10:1

A Hoss Mobility GmbH decidiu-se pela família de produtos TR da ACE a partir de um grande número de mais de 150 soluções individuais standard. Este caracteriza-se por uma desaceleração suave. O design compacto destas cadeiras de rodas manobráveis é crucial para tirar o máximo partido das suas vantagens. Os tipos TR foram especialmente desenvolvidos para um curso máximo entre 12 e 60 mm com uma altura total mínima, sendo que a absorção de energia por curso varia entre 1,2 Nm e 146 Nm. Os amortecedores estão disponíveis em formatos com diâmetros de 29 mm a 100 mm. Todos estes elementos, prontos a instalar e isentos de manutenção, são fabricados em elastómero de co-poliéster, que aquece apenas ligeiramente e assegura, assim, um amortecimento constante. Em comparação com outros componentes que desaceleram as forças de inércia, tais como amortecedores de borracha ou molas de aço, o TUBUS impressiona com uma vida útil de mais de 1 milhão de cursos de carga, tornando-os adequados para o funcionamento contínuo fora de estrada e até mesmo teoricamente adequados para a herança de uma geração de condutores para a seguinte.


Nesta aplicação, são instalados modelos do tipo TR63-43. O primeiro número representa o diâmetro do componente e o segundo o curso máximo. Este tipo é capaz de reduzir 12,0 Nm/curso. Em caso de emergência, até mesmo 17,0 Nm/curso seriam permitidos. Quando não estão montados na revolucionária cadeira de rodas de eixo único, os TUBUS desta série são adequados como amortecedores de posição final em eixos lineares, na fabricação de ferramentas e máquinas-ferramentas, em dispositivos hidráulicos e pneumáticos, dispositivos de manuseamento e outras aplicações. Uma vez que podem ser rápida e facilmente instalados sob o assento de qualquer Hoss Mobility usando um parafuso especial, muitas pessoas com deficiência já estão a beneficiar de uma melhoria significativa na sua qualidade de vida.

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