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ACE Stoßdämpfer GmbH

ACE Stoßdämpfer GmbH

  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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27.07.2023 01:07

Amortecedores industriais Utilizados para o universo no laboratório

O Centro Helmholtz de Investigação de Iões Pesados do GSI, em Darmstadt, opera uma grande instalação de aceleração de iões, única no mundo. Investigadores de todo o mundo utilizam esta instalação para experiências que permitem obter novos conhecimentos sobre a estrutura da matéria e o desenvolvimento do universo. Estão também a desenvolver novas aplicações na medicina e na tecnologia. O novo centro internacional de aceleração FAIR, um dos maiores projectos de investigação a nível mundial, está atualmente a ser construído em Darmstadt. Com o FAIR, a matéria deve ser criada e investigada em laboratório de uma forma que, de outro modo, só ocorre no universo.


A peça central do futuro centro de aceleração FAIR é o acelerador em anel SIS100, que está equipado com ímanes supercondutores. Este terá uma circunferência de 1,1 quilómetros, enquanto a instalação existente do GSI com o sincrotrão de iões pesados SIS18 servirá de pré-acelerador para o novo complexo de aceleradores. Os amortecedores industriais da família Magnum da ACE serão utilizados num dos anéis do acelerador previsto para a instalação FAIR, o anel coletor, que será utilizado para armazenar e arrefecer os iões. São utilizados para fixar as posições finais das unidades de acionamento equipadas com potentes motores lineares. Os amortecedores industriais com as designações de tipo MA3325EUM-14xxx com manga de paragem especial e MA3325EUM-PP com cabeça de PU são montados na paragem final mecânica da unidade linear em movimento. A sua principal tarefa é absorver eficazmente as forças de inércia no caso de possíveis controlos defeituosos da unidade de acionamento do motor linear, protegendo assim a construção. Em regra, as unidades de acionamento de motores lineares asseguram que as corrediças de acionamento são movidas em duas direcções ao longo de uma determinada distância. Normalmente, isto acontece sem contacto com os batentes no final da respectiva distância. Por motivos de proteção mecânica dos accionamentos, os engenheiros de Darmstadt optaram pelos amortecedores industriais ACE ajustáveis com roscas M33. Estes foram concebidos de forma a poderem intercetar com segurança o carro em movimento, caso este se desloque para fora do intervalo especificado devido a uma avaria das unidades de relé do motor.

Bem equipado para qualquer eventualidade

Os elementos hidráulicos da máquina da ACE, que podem ser ajustados com precisão tanto à frente como atrás, são capazes de absorver 170 Newton metros de energia por ciclo com um curso de 23,2 milímetros e podem absorver com segurança forças de massa efectivas entre 9 quilogramas e 1.700 quilogramas.700 quilogramas com segurança, sem ressalto e sem causar danos. Se os componentes forem utilizados exclusivamente em caso de emergência, uma vez que a desaceleração também é assumida pelo acionamento linear, são permitidas ultrapassagens de energia adicionais.

A família Magnum da ACE, que é considerada a classe de referência para amortecedores industriais de tamanho médio, está equipada com uma tecnologia de vedação de alta qualidade que foi comprovada em muitos milhares de aplicações. Além disso, graças aos rolamentos-guia endurecidos e aos batentes fixos integrados, revelam-se extremamente robustos e duradouros sob muitas condições de funcionamento em operação contínua. São utilizados em todas as áreas da engenharia mecânica. Os campos de aplicação típicos são a automação e o manuseamento, por exemplo, em máquinas-ferramentas e centros de maquinagem, como no caso descrito como elemento mecânico de segurança integrado em guias lineares ou no fim do curso de unidades giratórias para aumentar os tempos de ciclo. Os projectistas também utilizam os amortecedores, infinitamente ajustáveis graças aos segmentos de regulação facilmente acessíveis, nas posições finais para proteger pórticos ou na indústria pesada para amortecer massas em placas de impacto.

Em Darmstadt, os técnicos decidiram, por um lado, equipar os amortecedores com mangas de paragem especiais e, por outro, com cabeças em poliuretano. Enquanto o primeiro reforça a construção sólida acima da média dos amortecedores industriais ACE, a utilização de cabeças de impacto especiais permite uma redução de ruído de 3 a 7 dB. De um ponto de vista puramente amortecedor, esta combinação escolhida fez tudo para garantir que o sistema FAIR seja silencioso mesmo no pior cenário possível.

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