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ACE Stoßdämpfer GmbH

ACE Stoßdämpfer GmbH

  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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15.05.2024 01:05

Ação, TUBUS! Amortecedores estruturais da ACE em sets de filmagem

O que os duplos são para as estrelas de cinema, os amortecedores estruturais TUBUS são para os dispendiosos sistemas de câmaras de filmar: eles aguentam tudo durante as cenas de ação e também fornecem proteção preventiva contra acidentes. Ao contrário dos duplos, estes amortecedores de estado sólido da ACE podem resistir incólumes a mais de um milhão de pancadas e vibrações. Razão suficiente para os engenheiros de tecnologia cinematográfica da IDEA VISION GmbH atribuírem a estes amortecedores um papel importante.

"Nada é tão bom que não possa ser melhorado", diz Mark Fellinger da IDEA VISION GmbH. A empresa de Kolbermoor, na Baviera, desenvolve, projecta e vende sistemas mecânicos e electrónicos para a indústria cinematográfica, entre outras coisas. A IDEA VISION também é especializada em plataformas de câmaras estabilizadas. "Concentramo-nos numa mistura de padrões de qualidade alemães, máxima flexibilidade na aplicação, manuseamento simples e fixação rápida a uma grande variedade de suportes", diz Fellinger, descrevendo a empresa. Estas características também podem ser aplicadas ao trabalho da ACE Stoßdämpfer GmbH de Langenfeld, pelo que a cooperação entre as duas empresas no caso do amortecedor Hybris da IDEA VISION não é uma surpresa.


Problema: Tornar os movimentos da câmara mais suaves e menos espasmódicos
Os amortecedores Hybris foram concebidos para a utilização sob ou sobre a superfície de câmaras de filmar profissionais, gimbals motorizados ou cabeças de câmara estabilizadas. Com este sistema de estabilização de 14 kg, as equipas de câmaras profissionais podem compensar as vibrações e os choques que ocorrem durante as filmagens enquanto conduzem carros, motos ou barcos. Um travão de indução linear ajustável e um sistema de molas formam uma plataforma estável para filmar com os amortecedores Hybris. Graças à operação que pode ser configurada e controlada através de uma aplicação, o sistema pode ser operado sem contacto, pode funcionar com alta precisão e também é livre de desgaste e independente das condições meteorológicas. O desempenho da travagem e do amortecimento é extremamente preciso graças ao princípio magnético das correntes de Foucault e evita cargas mecânicas directas em todas as partes do sistema e nos componentes associados, tais como gimbals ou câmaras. Estes podem pesar entre 1 kg e 40 kg e são amortecidos pelo amortecedor Hybris ao longo de um curso de mola de 46 cm. Uma vez que o sistema é frequentemente utilizado em ambientes adversos, como terrenos irregulares, no mar e em pistas de corrida, os projectistas procuravam um amortecimento adicional. O objetivo era garantir uma paragem suave no final do curso da mola e, assim, manter também a imagem estável da câmara. O elemento de amortecimento pretendido devia também ser utilizado para limitar o curso máximo da suspensão quando as equipas de filmagem quisessem filmar em terrenos acidentados mesmo acima do solo. Neste caso, o objetivo era evitar o impacto indesejado de todo o sistema.


Solução: Consultoria e testes conduzem a amortecedores estruturais adequados

ACE trabalha normalmente com os clientes para determinar a solução de amortecimento correcta com base nos dados do projeto. Muitas soluções padrão também podem ser concebidas utilizando as ferramentas de cálculo e configuração no sítio Web da ACE: www.ace-ace.de/de/berechnungen.html. No entanto, uma vez que as filmagens envolvem equipamento de pesos diferentes e não há dois movimentos de câmara iguais, rapidamente se tornou claro neste caso especial que era necessária não só uma solução de amortecimento de alta qualidade, mas também um fornecedor flexível. Rapidamente se tornou claro que a ACE podia fornecer ambos. Mark Fellinger, em Kolbermoor, não tinha um perito técnico da rede de vendas alemã da empresa sediada em Langenfeld para contactar. Em vez disso, Hans-Jürgen Greindl, o engenheiro de vendas da ACE responsável pela Áustria, foi ter com ele porque a sua viagem desde as instalações da ACE em Linz era a mais curta. Quando um teste com pequenos amortecedores não o satisfez completamente, Hans-Jürgen Greindl teve a ideia certa: "Depois de ver as estruturas leves de alumínio-titânio dos amortecedores Hybris, ficou claro que os nossos amortecedores estruturais TUBUS também poderiam ser aparafusados a eles de forma rápida e fácil para cada curva, praticamente feitos à medida."Os amortecedores estruturais, conhecidos como TUBUS devido à sua forma tubular, são uma alternativa ideal aos amortecedores hidráulicos para veículos pequenos e industriais quando a desaceleração não tem de ser absolutamente linear e precisa. Disponíveis como amortecedores em mais de 140 versões diferentes da ACE, os TUBUS são utilizados para desacelerar massas, particularmente em condições de funcionamento extremas. "Com uma vida útil de mais de um milhão de ciclos de carga, eles também são adequados para o grande número de choques esperados, uma vez que as filmagens individuais e as sequências em sets de filmagem, em particular, muitas vezes têm de ser repetidas", enfatiza Hans-Jürgen Greindl.

Entre os muitos amortecedores diferentes feitos de elastómero de co-poliéster, os parceiros optaram pelas versões radiais. Estas têm a vantagem de desacelerar de forma particularmente suave, garantindo assim as imagens suaves desejadas. Disponíveis com cursos de 17 mm a 60 mm, também podem ser facilmente integrados em construções existentes graças ao seu design compacto. Os pequenos componentes podem absorver energias de 1,2 Nm/curso até 146 Nm/curso. Para obter não apenas um bom resultado, mas o resultado ideal, a equipa trabalhou em conjunto para encontrar o TR83-50 que acabou por ser utilizado. Como todos os representantes desta família, não necessitam de manutenção e estão prontos a instalar, quase não aquecem e, por isso, garantem um desempenho de amortecimento consistente. Com um curso de 50 mm, fornecem agora amortecedores para todos os movimentos da câmara que podem suportar cargas individuais com uma absorção de energia de até 45 Nm/curso. O satisfeito Mark Fellinger vê confirmado o lema da IDEA VISION GmbH: "Nada é tão bom que não possa ser melhorado." E podemos esperar cenas de ação de filmes filmados com a ajuda dos amortecedores Hybris.

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