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ACE Stoßdämpfer GmbH

ACE Stoßdämpfer GmbH

  • RoHS
  • Reach
  • DIN ISI 9001:2015

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05.05.2023 01:05

Os componentes ACE suportam as pinças de peças em bruto durante o transporte no processo de conformação de chapas metálicas

Transporte de chapas metálicas em bruto: as molas de tracção a gás industriais ACE aliviam as pinças para chapas

Com a ajuda de dispositivos de manuseamento de cargas, é possível tornar sustentável a elevação e o transporte seguros e cuidadosos de chapas metálicas em bruto para processos automatizados. Cada percentagem a menos de desperdício de chapa metálica pode resultar numa poupança de até 1 milhão de euros durante a conformação e o corte. A fim de aumentar a segurança na nova concepção de uma pinça para a indústria automóvel, dois conhecidos fornecedores de média dimensão uniram forças.


Na indústria metalúrgica, os fornecedores de sistemas conseguiram oferecer um corte sem ferramentas no processamento de chapas metálicas. Para este efeito, os lasers cortam directamente a partir de bobinas de aço ou alumínio em funcionamento contínuo. Isto aumenta a rentabilidade na oficina de prensagem. Por exemplo, graças à programação CNC, é possível alcançar um elevado grau de flexibilidade com uma poupança simultânea de material de até 10 por cento. Para além disso, é eliminado todo o esforço de transporte, armazenamento e manutenção das ferramentas de corte, que podem pesar até 40 toneladas. Os fornecedores oferecem agora sistemas facilmente instaláveis que tornam possível a produção de peças em bruto, mesmo em pavilhões e oficinas de prensagem mais pequenos. Em comparação com os processos de fabrico convencionais, baseados em ferramentas, isto resulta em grandes poupanças.


Máquinas especiais para a conformação de chapas metálicas

Para não negar estas vantagens durante o processo de produção, as empresas metalúrgicas cooperam com parceiros especializados que podem fornecer soluções especiais de alta qualidade, de forma rápida e fiável. Uma dessas empresas é a Nordgreif GmbH, onde tudo gira em torno da elevação e transporte de cargas pesadas. Como mostra esta aplicação, a história de sucesso de 30 anos seria impensável sem engenheiros experientes e projectos personalizados na sede em Schenefeld, perto de Hamburgo. A gama de soluções inclui pinças, garras, travessas, bem como dispositivos de rotação com accionamento mecânico, eléctrico ou hidráulico.

A crescente automatização na indústria automóvel também exige novas soluções na área da movimentação de cargas. Isto leva a um aumento da eficiência e da velocidade nos processos de produção em curso, nos quais as chapas de metal em bruto são primeiro perfuradas a partir de uma bobina e depois empilhadas em paletes especiais. Estas paletes são depois transportadas para as prensas com uma pinça para peças em bruto, onde são novamente separadas e moldadas sob pressão na forma pretendida. Ao transportar blanks oleosos, a superfície lisa é um requisito especial para a solução de preensão. Por este motivo, as soluções da Nordgreif estão equipadas com um dispositivo especial de retenção: Este mantém a pilha de peças em bruto muito bem unida, garantindo sempre um transporte seguro.


Procura-se molas de gás industriais para uma máquina especial de 10 toneladas

Para permitir uma produção sem problemas para o cliente final, a Nordgreif colabora com o especialista de renome internacional em soluções de amortecimento de todos os tipos, a ACE Stoßdämpfer GmbH. A cooperação de longa data é bem sucedida porque ambas as empresas abordam os projectos de forma semelhante: Com base numa vasta gama de produtos de alta qualidade, são capazes de desenvolver soluções personalizadas e, se necessário, também conceber novos produtos graças à sua experiência. A actual geração de pinças em branco é um desses casos. A tarefa era fornecer suporte de força para uma mesa ajustável em altura ao elevá-la para a posição final superior. A mesa está equipada com um elevador de tesoura e um mecanismo de passo e é responsável pela fixação das pilhas de peças em bruto. Evita que os blanks escorreguem e, no pior dos casos, caiam. Isto não só interromperia os processos de trabalho, como também causaria danos dispendiosos nas sensíveis chapas metálicas em bruto. A mesa de 2.000 kg pode ser carregada com uma carga de chapa de até 8.000 kg. Para fixar a carga de forma segura, uma das soluções da Nordgreif consistiu em levantar a mesa após a colocação da pinça, utilizando quatro potentes molas de tracção a gás dispostas horizontalmente para libertar os blanks. Ao elevar a pinça para peças em bruto, deve ser possível deslocar a mesa de preparação para baixo, de forma rápida e controlada, para que as peças em bruto sejam fixadas. Para apoiar estas operações da melhor forma possível, os especialistas da ACE tiveram de ultrapassar vários desafios. Com uma carga máxima de oito toneladas de peças em bruto, as molas a gás a seleccionar devem, por um lado, ser mais potentes do que os modelos disponíveis no mercado, que se encontram em capotas, escotilhas e tampas, onde permitem segurar, levantar ou baixar de forma controlada, com o objectivo de suportar a força muscular humana. Por outro lado, devem ser reguláveis com precisão para permitir exactamente o movimento e a velocidade desejados da mesa. Outro requisito: embora a ACE também forneça um programa de cálculo online para a maioria das soluções, com a ajuda do qual a mola a gás correcta é concebida e fornecida em cinco passos simples, este tipo de determinação rápida e precisa dos modelos adequados estava fora de questão nesta aplicação devido a factores que tinham de ser tidos em conta, tais como as roldanas e o peso durante a descida.

A tecnologia de válvulas da ACE prova ser a solução

A soma destes requisitos deu à ACE a oportunidade de demonstrar não só a qualidade dos seus produtos, mas também a da sua equipa de assistência. Em primeiro lugar, a ACE forneceu quatro molas de tracção a gás industriais do tipo GZ-28-600-DD-1200N com uma força de tracção máxima de 1.200 N. Apesar de tal ter sido pretendido pela equipa de projecto da Nordgreif, verificou-se na prática que não era possível desencadear a descida necessária da mesa, como pretendido, nem obter o alívio desejado durante a elevação. As molas a gás estavam sobredimensionadas em relação às forças de tracção. Por esta razão, Kai Boelingen, o perito responsável pelas vendas técnicas na região na ACE, deslocou-se a Schenefeld para entrar numa fase de testes com a equipa da Nordgreif, que ele descreve como "sentir as coisas". No processo, os técnicos beneficiaram de uma característica especial destas soluções de assistência à potência que funcionam sem uma fonte de energia externa. A sua força de tracção pode ser continuamente reduzida para o valor desejado através de uma válvula. Depois de drenar cuidadosamente o azoto, verificou-se que, com 800 N cada, as forças dos componentes colocados lado a lado em ambos os lados da construção são escolhidas de forma tão adequada que a mesa pode mover-se para baixo rapidamente, mas de forma controlada. Ao mesmo tempo, durante o processo de elevação, o peso morto da pinça é consideravelmente reduzido graças às forças combinadas de 3.200 N, de modo que o movimento para a posição final superior ocorre como desejado.

Para permitir que ainda mais designers beneficiem das vantagens destes poderosos elementos de máquina, estão disponíveis versões especiais da ACE a pedido, para além de uma vasta gama de acessórios e peças de ligação. Além disso, para aplicações com directrizes de higiene rigorosas, como na tecnologia médica e alimentar, também estão disponíveis variantes que são enchidas com óleos especiais e podem ser fornecidas em aço inoxidável, bem como com amortecimento de posição final. Se as condições ambientais o exigirem, a ACE é capaz de alargar ainda mais a gama de temperaturas admissíveis de -20 °C a 80 °C. No entanto, este tipo de adaptação não foi um critério para o sucesso da nova geração de pinças em branco na Nordgreif. Também graças às forças ajustadas com precisão das molas de tracção a gás industriais da ACE, que funcionam de forma fiável em todos os processos de transporte, os processos de trabalho automatizados nos clientes finais são suaves, apesar das superfícies por vezes oleosas, pelo que as dispendiosas rejeições de peças em bruto são um bem escasso.

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