ACE Stoßdämpfer GmbH
ACE Stoßdämpfer GmbH
25.03.2025 05:03
Filmagens cada vez mais rápidas, imagens cada vez com maior resolução - com o progresso digital nos estúdios das empresas de produção e estações de televisão, as exigências em termos de qualidade e segurança do equipamento estão a aumentar. Um líder de mercado de sistemas de câmaras, carris e gruas não corre riscos e confia nos amortecedores de segurança hidráulicos para a sua tecnologia de travagem.
"Apoio sólido em cada cenário" é a promessa de qualidade da Egripment, uma empresa global especializada em equipamento técnico para equipas de cinema e televisão, bem como em serviços relacionados. Os especialistas holandeses apoiam a sua combinação de alta tecnologia e serviços com uma garantia vitalícia para os seus carrinhos de câmara, sistemas de carris e gruas. Por conseguinte, não é surpreendente que as soluções da Egripment possam ser encontradas em programas de televisão e eventos, tanto em cenários exteriores como em estúdios. Por exemplo, a empresa fornece construções de carris de pé e suspensos e carrinhos de câmara com controlo remoto correspondentes. Outras vantagens que a Egripment pode contribuir para qualquer cenário de filme com o seu equipamento técnico incluem a sua experiência em design. Isto é necessário porque as empresas de produção e os organismos de radiodifusão têm de responder ao aumento das imagens em movimento nos meios de comunicação social a nível mundial, bem como ao progresso técnico através de imagens digitais cada vez melhores para uso comercial e privado, com mais profissionalismo de A a Z.
Rick Velthof, diretor de vendas globais da Egripment, utiliza esta comparação para ilustrar as exigências colocadas aos designs da Egripment: "Enquanto há pouco tempo ainda era possível terminar os movimentos da câmara com batentes controlados eletronicamente e fixar o carrinho de câmara telecomandado no sistema de carris nas posições finais com amortecedores de borracha, as velocidades actuais nos estúdios ou nas transmissões desportivas são demasiado elevadas para este tipo de elemento de segurança. O mesmo se aplica à resolução que pode ser alcançada pelos dispositivos de gravação e de reprodução, que é de 8K. Nestas condições, dificilmente uma produção se pode dar ao luxo de perder muito tempo a recalibrar o resto do equipamento, como os monitores de controlo e o sistema de iluminação, se um carro de câmara embater nos amortecedores de borracha devido a erros de funcionamento ou a uma falha de energia e depois voltar a saltar, especialmente porque isto pode demorar até três dias em alguns casos."
Para além dos tempos de paragem inaceitáveis na área visual, há também aspectos auditivos, porque os movimentos de travagem da maioria dos servomotores e, especialmente, dos amortecedores de borracha não são silenciosos e perturbam o trabalho dos engenheiros de som. A principal preocupação é evitar danos ainda mais dispendiosos se o dolly e a câmara forem seriamente danificados numa colisão no final da pista. Para evitar este tipo de acidente no set, a equipa da Egripment analisou o mercado de produtos de segurança em tecnologia linear e tomou conhecimento da ACE Stoßdämpfer GmbH de Langenfeld. Isto deveu-se, em parte, à presença online e à vasta gama de soluções no domínio da tecnologia de amortecimento em www.ace-ace.d e e, em parte, à presença pessoal da equipa de vendas da ACE nos Países Baixos.
O último homem de pé
Rick Velthof da Egripment: "Para além da boa impressão que já tínhamos na página inicial em neerlandês da ACE, Ralf Küppers, do serviço técnico da empresa, foi rápido a responder e esteve disposto a visitar-nos num curto espaço de tempo, a examinar de perto o projeto e a oferecer-nos uma solução de amortecimento hidráulico perfeitamente adequada."
No local, em Nederhorst den Berg, no norte da Holanda, que fica nas imediações de Hilversum, conhecida internacionalmente pela sua estação de rádio e televisão, Ralf Küppers familiarizou-se com os vários sistemas de carris e carrinhos, bem como com os dados-chave relativos ao peso, velocidade e distância a percorrer, graças aos técnicos da Egripment. "Como adepto do desporto, que já tinha visto em ação as modernas câmaras telecomandadas, por exemplo, que acompanham os nadadores durante as competições, fui à Egripment com uma ideia aproximada do desempenho da tecnologia linear e da potência de desaceleração necessária para a mesma. Aí percebi que, neste caso, tudo tinha de funcionar suave e silenciosamente durante uma paragem de emergência - e rapidamente" Assim, utilizou o software de conceção ACE em www.ace-ace.de/de/berechnungen/sicherheitsprodukte/online-berechnung.html#step2-horizontal, introduziu os dados-chave relativos à massa, velocidade e distância e sugeriu a instalação experimental de dois amortecedores de segurança SCS33-25EU na extremidade de cada uma das estruturas ferroviárias montadas para efeitos de teste.
Estes elementos de máquina hidráulicos, que têm uma vida útil de até 1.000 ciclos de carga e são concebidos exclusivamente para tarefas de paragem de emergência, prestam os seus serviços de forma fiável em milhares de aplicações industriais como o último homem de pé para proteger estruturas lineares. Por outro lado, funcionam como um airbag para componentes sensíveis, como os vagões, e para os componentes neles montados, que são acelerados na via e, se necessário, têm de ser travados a 0 km/h imediatamente e sem efeito de ricochete ao passarem pela posição final. Assim, nada impediu que estas forças de segurança, que também são utilizadas em sistemas de pórticos e transportadores, centros de maquinagem ou máquinas de colocação automática, fizessem a sua estreia no cinema e na televisão.
Filme silencioso
Graças ao seu design compacto com um tamanho de M33x1,5 e à rosca contínua, os elementos de segurança, cada um pesando 0,5 kg, puderam ser rapidamente integrados na construção e, com os seus corpos exteriores escuros feitos de aço endurecido, fazem uma bela figura no ambiente de equipamento antracite ou cinzento de um cenário de filme.
Rick Velthof e a sua equipa receberam um bom feedback dos clientes sobre o aumento da segurança e as opções de utilização adicionais graças à tecnologia de amortecimento hidráulico. Esta não só mostra os seus pontos fortes no movimento total da câmara e a velocidades máximas de 0,5 m/s, como também impressiona no outro extremo da escala de velocidade, uma vez que os amortecedores de segurança da ACE podem ser retraídos a um mínimo de 0,02 m/s em velocidade de arrastamento. Não se verifica qualquer acumulação de pressão dinâmica na carroçaria, pelo que a abordagem controlada à distância contra os amortecedores pode ser efectuada linearmente, quase como se fosse em câmara lenta e quase silenciosamente pela equipa no cenário. Com a atual tecnologia altamente automatizada e a elevada sensibilidade ao ruído no estúdio, esta é mais uma vantagem em relação aos antigos amortecedores de estado sólido da geração anterior.
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