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Carl Zeiss IQS Deutschland GmbH

Carl Zeiss IQS Deutschland GmbH

Carl Zeiss IQS Deutschland GmbH

24.01.2025 01:01

Pioneiro da mobilidade eletrónica.

A tecnologia de produção da GROB é utilizada por mais de dois terços de todos os fabricantes de automóveis eléctricos.

A empresa familiar bávara também conquistou esse papel de líder de mercado por meio de seus altos padrões de qualidade. É por isso que a GROB confia no abrangente portfólio da ZEISS há muitos anos.

Como se tornar um pioneiro em eletromobilidade?

Martin Negele, diretor de garantia de qualidade da empresa de longa data sediada em Mindelheim, tem a resposta: "Na GROB, reconhecemos há alguns anos que o futuro pertence aos accionamentos eléctricos. Na altura, ainda era uma afirmação controversa, mas nós arriscámos. Hoje, temos uma quota de mercado de 67% na tecnologia de estator, entre outros. Se olharmos para um trem de força elétrico, é muito provável que a nossa tecnologia de produção esteja por trás dele"

A GROB também conquista este papel de liderança através de uma qualidade intransigente. Para garantir isso, a empresa conta com o abrangente portfólio da ZEISS: "Combinamos tecnologia de medição microscópica, tátil e ótica para alcançar resultados ótimos", diz Martin Negele. Isso significa que mesmo a produção de uma peça complexa, como um estator, pode ser totalmente mapeada - com o máximo de confiabilidade e produtividade.

Estator: design simples, produção complexa

O motor de um carro elétrico tem um design impressionantemente simples: Um eletroíman rotativo (rotor) gira no campo magnético de um íman permanente estacionário (estator). E o estator é constituído apenas por uma caixa de chapa de aço, o núcleo laminado e bobinas de indução feitas de cobre revestido - embora atualmente se utilizem cada vez mais grampos de cabelo em vez de bobinas de fio.

"Por mais vantajosos que sejam os hairpins como produto final, a sua produção é igualmente exigente, especialmente no que diz respeito à dobragem e soldadura", explica Georg Knoll, supervisor dos processos de soldadura na GROB e responsável pelo laboratório de testes da oficina. "É por isso que temos de verificar constantemente tudo, desde a entrada de mercadorias até à peça totalmente montada." Isto porque defeitos não detectados podem levar a uma perda de desempenho ou mau funcionamento e, no pior dos casos, até mesmo a danos fatais em todo o acionamento.

Os testes contínuos requerem uma combinação de tecnologias

Após o ensaio de tração, uma secção transversal do fio de cobre para os hairpins é primeiro analisada ao microscópio para verificar o estado dos revestimentos de isolamento. Assim que os hairpins são montados no núcleo laminado, as extremidades soldadas dos hairpins são inspeccionadas utilizando um tomógrafo computorizado. O estator montado e soldado é então inspeccionado tátil e visualmente para garantir que as dimensões estão corretas e para excluir defeitos de superfície.

"Com poucas exceções, confiamos consistentemente nas soluções da ZEISS", explica Martin Negele. "E há várias razões para isso: em primeiro lugar, quase nenhum outro fornecedor oferece aos seus clientes industriais um nível tão elevado de serviço e compreensão da aplicação. Além disso: Nenhum outro fornecedor oferece um portfólio tão abrangente, com o qual podemos cobrir todo um processo, como a produção de um estator, a partir de uma única fonte."

As soluções da ZEISS tornam a garantia de qualidade 30% mais produtiva

A GROB conta com a ZEISS PRISMO - uma das máquinas de medição por coordenadas mais precisas do seu género. A ZEISS ScanBox funciona como uma máquina de medição ótica 3D automatizada - ela permite tanto uma alta confiabilidade do processo quanto um alto rendimento. A GROB também conta com a tecnologia comprovada da ZEISS para microscopia com o ZEISS Axio Imager, um sistema de microscópio aberto para pesquisa automatizada de materiais.

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