Carl Zeiss IQS Deutschland GmbH
24.01.2025 01:01
A empresa familiar bávara também conquistou esse papel de líder de mercado por meio de seus altos padrões de qualidade. É por isso que a GROB confia no abrangente portfólio da ZEISS há muitos anos.
Martin Negele, diretor de garantia de qualidade da empresa de longa data sediada em Mindelheim, tem a resposta: "Na GROB, reconhecemos há alguns anos que o futuro pertence aos accionamentos eléctricos. Na altura, ainda era uma afirmação controversa, mas nós arriscámos. Hoje, temos uma quota de mercado de 67% na tecnologia de estator, entre outros. Se olharmos para um trem de força elétrico, é muito provável que a nossa tecnologia de produção esteja por trás dele"
A GROB também conquista este papel de liderança através de uma qualidade intransigente. Para garantir isso, a empresa conta com o abrangente portfólio da ZEISS: "Combinamos tecnologia de medição microscópica, tátil e ótica para alcançar resultados ótimos", diz Martin Negele. Isso significa que mesmo a produção de uma peça complexa, como um estator, pode ser totalmente mapeada - com o máximo de confiabilidade e produtividade.
O motor de um carro elétrico tem um design impressionantemente simples: Um eletroíman rotativo (rotor) gira no campo magnético de um íman permanente estacionário (estator). E o estator é constituído apenas por uma caixa de chapa de aço, o núcleo laminado e bobinas de indução feitas de cobre revestido - embora atualmente se utilizem cada vez mais grampos de cabelo em vez de bobinas de fio.
"Por mais vantajosos que sejam os hairpins como produto final, a sua produção é igualmente exigente, especialmente no que diz respeito à dobragem e soldadura", explica Georg Knoll, supervisor dos processos de soldadura na GROB e responsável pelo laboratório de testes da oficina. "É por isso que temos de verificar constantemente tudo, desde a entrada de mercadorias até à peça totalmente montada." Isto porque defeitos não detectados podem levar a uma perda de desempenho ou mau funcionamento e, no pior dos casos, até mesmo a danos fatais em todo o acionamento.
Após o ensaio de tração, uma secção transversal do fio de cobre para os hairpins é primeiro analisada ao microscópio para verificar o estado dos revestimentos de isolamento. Assim que os hairpins são montados no núcleo laminado, as extremidades soldadas dos hairpins são inspeccionadas utilizando um tomógrafo computorizado. O estator montado e soldado é então inspeccionado tátil e visualmente para garantir que as dimensões estão corretas e para excluir defeitos de superfície.
"Com poucas exceções, confiamos consistentemente nas soluções da ZEISS", explica Martin Negele. "E há várias razões para isso: em primeiro lugar, quase nenhum outro fornecedor oferece aos seus clientes industriais um nível tão elevado de serviço e compreensão da aplicação. Além disso: Nenhum outro fornecedor oferece um portfólio tão abrangente, com o qual podemos cobrir todo um processo, como a produção de um estator, a partir de uma única fonte."
A GROB conta com a ZEISS PRISMO - uma das máquinas de medição por coordenadas mais precisas do seu género. A ZEISS ScanBox funciona como uma máquina de medição ótica 3D automatizada - ela permite tanto uma alta confiabilidade do processo quanto um alto rendimento. A GROB também conta com a tecnologia comprovada da ZEISS para microscopia com o ZEISS Axio Imager, um sistema de microscópio aberto para pesquisa automatizada de materiais.
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