ACE Stoßdämpfer GmbH
ACE Stoßdämpfer GmbH
31.05.2023 01:05
Os engenheiros Tim Ascheberg e Jörn Jacobi e a sua equipa continuam a história de sucesso das scooters eléctricas scuddy. Graças a muitos outros desenvolvimentos, o lançamento no mercado da segunda geração da scuddy Premium está a correr bem. Isto deve-se principalmente à maior flexibilidade, desempenho de condução e ergonomia do veículo inovador com o eixo dianteiro de duas rodas. A novidade tornou-se ainda mais personalizável, também no que diz respeito ao amortecimento. Os projectistas voltaram a concretizá-lo com componentes da ACE.
Quando os inventores da scuddy apresentaram a sua primeira e-scooter de três rodas em 2012, esta já tinha sido concebida como um veículo de alta qualidade com aprovação rodoviária, rapidamente realizada e um sucesso num curto espaço de tempo. Com a scuddy Premium V2, a empresa de Kiel está a lançar uma sucessora que estabelece novos padrões em termos de desempenho, conforto e variabilidade. A base para estes avanços é a tendência de cada vez mais pessoas descobrirem as vantagens de uma e-scooter para si próprias, não apenas em áreas urbanas. O ponto de venda único da scuddy é combinar o desempenho de condução de um ciclomotor com um mecanismo de dobragem que permite que a e-scooter seja dobrada até ao tamanho de uma caixa de bebidas em todas as versões. Devido ao seu tamanho compacto e dobrável, uma scuddy pode ser levada gratuitamente como bagagem na Deutsche Bahn, por exemplo. Também não há necessidade de procurar um lugar de estacionamento nos centros das cidades. Na prática, o design dobrável abriu novas possibilidades de utilização. "Entretanto, é frequente ver scuddys em parques de campismo. Isto também se deve ao aumento da popularidade das autocaravanas, o mais tardar desde a pandemia de covid, e aos muitos viajantes da melhor idade. Enquanto os jovens se entusiasmam com o prazer de conduzir, os mais velhos apreciam a forma flexível de mobilidade e o consequente aumento do conforto nas férias", explica Jörn Jacobi, director técnico da scuddy. O responsável salienta que o veículo está agora disponível em cinco versões diferentes para as exigências individuais dos diferentes grupos de utilizadores, cada uma com um peso máximo de 29 kg, dependendo do equipamento. Quer se trate de uma condução desportiva na posição de pé ou de uma condução confortável na posição sentada, a scuddy adapta-se às necessidades de condução, afirma Jörn Jacobi.
construída com soluções de amortecimento ACE desde o início Em todas as versões, a e-scooter, que pode ser dobrada até ao tamanho de 62 x 53 x 42 cm, tem uma bateria que pode ser carregada em tomadas normais. Consoante a configuração e o estilo de condução, proporciona uma autonomia de até 70 km. As velocidades máximas variam entre 15 km/h e 45 km/h. Para o modelo de 15 km/h, que também é adequado como cadeira de rodas para doentes com aprovação especial, não há obrigação de capacete na Alemanha e pode ser conduzido em qualquer lugar sem carta de condução a partir dos 15 anos de idade. As versões de 20 km/h e 25 km/h pertencem à categoria dos ciclomotores, embora a primeira possa ser conduzida sem capacete. Ambas podem ser conduzidas a partir dos 15 anos de idade com um certificado de exame de ciclomotor, excepto se tiver nascido antes de 01.04.1965, caso em que pode conduzir sem certificado de exame. Para os outros modelos, de 35 km/h e 45 km/h, os condutores devem possuir uma carta de condução AM.
Esta pode ser tirada a partir dos 16 anos e faz parte de todas as cartas de condução comuns, como a carta de condução B. Todos os modelos provaram uma capacidade de subida de 30 por cento em testes com um condutor de 80 kg. Para o transporte sem emissões, é permitida uma carga máxima de 125 kg. As duas rodas características no eixo dianteiro do scuddy proporcionam uma sensação de curva semelhante à do esqui de entalhe e garantem o prazer de condução. Para garantir que isto também é verdade até 45 km/h e no maior número possível de superfícies de estrada, os fundadores da empresa confiaram nas soluções de amortecimento da ACE Stoßdämpfer GmbH desde o início. "A equipa de engenharia da ACE sempre nos atendeu desde 2012 e também contribuiu com ideias de amortecimento para os desenvolvimentos do scuddy, a fim de aperfeiçoar as nossas soluções. O facto de a ACE também poder fornecer amortecedores que não requerem cinemática de deflexão e, por isso, se contentam com um mínimo de espaço, é uma verdadeira vantagem", relata o designer Sebastian Vetter sobre a colaboração. Assim, no início da parceria, os amortecedores estruturais foram complementados com placas de amortecimento SLAB cortadas à medida da ACE. Devido às boas experiências com a qualidade, selecção e flexibilidade, a cooperação passou à fase seguinte com o scuddy Premium V2. Entre as suas inovações está uma dobragem mais intuitiva do veículo. Ao mesmo tempo, o mecanismo de dobragem sem folgas garante que os utilizadores tenham ainda mais veículos à sua disposição.
O conforto também é aumentado por uma escolha mais individual de amortecedores.Amortecedoresdiferentes para diferentes classes de peso "É um pouco como esquiar. Aí, a fixação é ajustada de forma diferente consoante o peso do ciclista. E é evidente que o peso do corpo também requer um amortecimento diferente quando se passa por cima de solavancos como buracos, raízes ou tampas de esgotos", diz Jörn Jacobi, dando uma ideia da necessidade de um amortecimento individualizado. As especificações do ACE indicavam que eram necessários três sistemas de amortecimento diferentes. Um era para a classe de peso até 80 kg, o outro era para a classe de peso entre 80 kg e 110 kg e o outro era para clientes com peso superior a 110 kg. Em conjunto, os parceiros utilizaram o software de concepção da ACE para determinar que os diferentes amortecedores estruturais eram os mais adequados para as três classes. Os tipos básicos seleccionados foram o TR64-41H-OS, o TR68-37H-OS e o TR79-42H-OS. Como no passado, a ACE forneceu amostras gratuitas para as fases de teste e foi capaz de entregá-las imediatamente graças à alta disponibilidade do depósito de Langenfeld. Durante e após os testes, os designers integraram os componentes chamados TUBUS no braço oscilante em cada caso para o maior conforto de condução possível. Ao contrário da antecessora, isso não foi feito como um projeto em tandem. Enquanto o mais pequeno dos amortecedores estruturais escolhidos, todos feitos de elastómero de co-poliéster, tem um valor de 25 Nm/curso, o do meio tem 66,5 Nm/curso e o maior 81,5 Nm/curso. Com uma vida útil de mais de um milhão de cursos, o TUBUS também pode ser utilizado por verdadeiros condutores frequentes, uma vez que os elementos isentos de manutenção não necessitam de um batente final adicional. O facto de cumprirem a sua função de forma fiável em intervalos de temperatura de -40 °C a 90 °C torna os e-rollers mais do que adequados para o futuro. Para os projectistas, era igualmente importante que a montagem fosse fácil de executar. A carga radial da série TR-H assegura uma desaceleração particularmente suave.
O "H" significa uma mistura mais dura do material, que conduz à elevada absorção de energia desejada, em comparação com outros TUBUS com amortecimento radial. Os primeiros pilotos de teste foram citados com exclamações como "rad da experiência de condução" e pensam que valeu a pena continuar a desenvolver o bem sucedido modelo scuddy. Tim Ascheberg, o fundador da empresa responsável pelo marketing e pelas relações públicas, também salienta que a sensação da scuddy melhorou e que a equipa conseguiu conceber uma electrónica de potência que pode ser utilizada para além da scuddy e levá-la à maturidade do mercado. O facto de estar disponível como produto OEM para os fabricantes de e-scooters é uma prova da elevada qualidade, bem como da versatilidade e soberania da equipa de Kiel.
O conceito do seu veículo dobrável é tão único que a sofisticada tecnologia de accionamento também pode ser oferecida a outros participantes no mercado. Questionado sobre a tecnologia de amortecimento, Tim Ascheberg diz que estão muito satisfeitos com a ACE em termos de qualidade e da variedade de produtos oferecidos.
Isto deve-se sobretudo ao facto de os desejos individuais poderem agora ser satisfeitos de uma forma mais direccionada e de o conforto de condução ser muito valorizado pelos clientes.
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