A SSA Terminals, LLC colocou em serviço 33 tractores de terminal concebidos para veículos eléctricos de emissões zero (VE) com conectores de carregamento rápido (CCR) de alta capacidade totalmente automatizados.
A Stäubli Electrical Connectors, um dos principais fabricantes mundiais de soluções de
conectores eléctricos, celebrou um contrato com a SSA Terminals, LLC, uma joint venture com a Matson Navigation Company, para fornecer ligações de carregamento automático para 33
tractores de
terminais no Porto de Long Beach, na Califórnia. Este projeto é um dos maiores programas de carregamento automático para
veículos eléctricos em portos activos nos Estados Unidos. A SSA Terminals e a Stäubli também estão atualmente a implementar cinco unidades adicionais com QCCs no Porto de Oakland.
O projeto com a SSA Terminals faz parte de uma subvenção de 50 milhões de dólares que o Porto de Long Beach recebeu do California Air Resources Board (CARB) ao abrigo do programa Zero and Near Zero Emission Freight Facility (ZANZEFF). O programa ZANZEFF financia estratégias transformadoras de redução de emissões em instalações de transporte de mercadorias em todo o estado e faz parte do California Climate Investments, um programa a
nível estadual que mobiliza milhares de milhões de dólares de limite e comércio para reduzir as emissões de gases com efeito de
estufa, reforçar a economia e melhorar a saúde pública e o ambiente - especialmente em comunidades desfavorecidas.
Para este projeto, 33
tractores utilizados para transportar contentores de transporte no local do terminal foram equipados com um grupo motopropulsor de VE. A SSA Terminals, o operador do terminal portuário, seleccionou a empresa australiana Tritium para instalar
carregadores de alta potência de 175kW DC para alimentar os tractores e a Stäubli para instalar a sua solução de carregamento rápido automático QCC.
Benefícios para a Califórnia e os seus portosO sistema QCC da Stäubli utiliza um design fechado de pino e tomada que é auto-limpante e protegido contra o toque em ambos os lados da ficha e pode facilmente corrigir o desalinhamento. No Porto de Long Beach, os 33 sistemas QCC ligam automaticamente o equipamento de carga da Tritium a um conetor em cada trator do terminal, criando um sistema de carga seguro e eficiente. Eis alguns destaques desta solução tecnológica
- Funcionamento sem contacto: Todos os tractores podem ser carregados simultaneamente sem intervenção manual. Os condutores conduzem simplesmente para uma estação de carregamento e o CCQ desloca-se para ligar os tractores durante as pausas ou mudanças de turno. Isto garante o máximo tempo de carregamento e utilização do trabalho.
- Resistente ao meio ambiente: Cada CCQ está classificado para mais de um megawatt de potência e possui componentes certificados pela UL que resistem a contaminantes que normalmente sujam o equipamento portuário, tais como ar salgado, humidade elevada, ferrugem e borracha no ar.
- Pouca ou nenhuma manutenção: O sistema CCQ foi concebido para suportar até 100 000 ciclos de ligação e requer pouca ou nenhuma manutenção, com uma vida útil prevista de 20 a 30 anos.
- Melhor qualidade do ar: Este projeto ajuda a cumprir as estratégias de redução de emissões do Plano de Ação Conjunto para o Ar Limpo do Porto de Long Beach e do Porto de Los Angeles, que visa tornar as operações do terminal 100% livres de emissões até 2030.
"A Stäubli está grata à SSA Marine pela oportunidade de ligar o veículo à infraestrutura e demonstrar uma tecnologia inovadora de emissões zero que melhora a eficiência operacional sem poluir o ar à nossa volta."
David Rababy - Diretor de Vendas E-Mobility América do Norte.
Este projeto com a Stäubli é mais um passo na jornada da SSA Terminals para descarbonizar as suas operações. Ele se baseia na longa história de inovação da empresa em testar e implantar novas tecnologias para reduzir as emissões em seus
terminais marítimos.
sobre a SSA Terminals / SSA MarineA SSA Terminals é uma subsidiária da SSA Marine, um dos principais operadores de terminais marítimos independentes e privados do mundo, com operações em mais de 250 instalações de terminais e operações ferroviárias nos Estados Unidos, Canadá, México, América Central, América do Sul e Ásia. Desde a sua fundação em 1949, a SSA Marine tem continuado a crescer tendo em mente os melhores interesses dos seus clientes.
Acerca do Porto de Long BeachO Porto de Long Beach é um dos principais portos marítimos do mundo, uma porta de entrada para o comércio trans-Pacífico e um líder na movimentação de mercadorias e na gestão ambiental. O porto movimenta mais de $200 biliões em comércio anualmente e proporciona 2,6 milhões de empregos relacionados com o comércio em todo o país, incluindo 575.000 no sul da Califórnia.